Dê importância às redes sociais

06/12/2010 11:15

Conversando com clientes conectados na rede mundial de informação e comunicação, a INTERNET, percebemos que a Educação Corporativa não pode e não deve diminuir a importância das redes sociais sobre sua imagem e marketing corporativo.

Nasceram timidamente como que testando os recursos de áudio e vídeo e textos instantâneos através do chamado CHAT, comunicação síncrona entre duas ou mais pessoas conectadas em um determinado tempo.

Em seguida vieram os modismos de fotos, filmes, textos, blogs, em arquivos em áudios e vídeos com depoimentos e filigranas de nosso dia a dia, colocado na rede, publicada num veículo mágico, instantâneo, gratuito, e com poder de transformar qualquer ser humano numa celebridade num piscar de olhos.

As organizações demoraram em perceber que as redes sociais hoje são o grande manancial de clientes ávidos para consumir produtos, serviços e informação, principalmente informação. Sim, porque mais do que um simples espaço virtual de encontros e desencontros, é um mundo de rápida ascendência de empresas que colocam seus produtos e serviços na rede de comunicação.

Hoje algumas organizações já estampam em seus sites institucionais links para as principais redes sociais, que nem precisamos citar nomes, todos já estamos habituados a ver.

Mas trago um assunto relativamente delicado e comprometido com a modernidade e vanguardismo: a utilização de recursos de educação para preparar os principais quadros funcionais. Já não bastam os sistemas de EAD, M-Learning através de equipamentos móveis, os recursos via telefonia celular como uma enxurrada de informações da empresa a todo o momento, temos que nos preocupar agora também com as informações que circulam na rede sobre a empresa.

Algumas empresas estão preocupadas com o que andam dizendo sobre elas, estão colocando colaboradores 24 horas “grudados” nas redes sociais para colher informações do que estão falando, como estão se sentindo com os produtos da empresa e como é o atendimento junto aos clientes.

As redes ao mesmo tempo em que produzem milhares de informações por dia, também é um manancial de informações que podem ser lidas por todos que acessam os blogs, os textos virtuais, os consumidores em geral e a concorrência.

As grandes organizações como IBM, Microsoft, Google, ficam horas a fio buscando informações na rede sobre o que as pessoas andam dizendo e comentando sobre seus produtos. Esta é a nova educação corporativa esperando que seus empresários e grandes homens da decisão, utilizem uma nova cultura na empresa – a do olho cibernético que tudo vê e observa.

Quando as empresas se conectaram na rede e se mostraram para o mundo todo, não imaginavam que seria alvo de observação, crítica, e, sobretudo de opinião. E esta opinião deve dar as organizações um “feedback” do que devem fazer mais adiante para melhorar seus produtos e serviços, sua imagem estratégica e mercadológica e principalmente seu marketing corporativo.

Um exemplo clássico da rapidez com que as informações circulam nas redes sociais é o lançamento do IPAD no Brasil. Um alvoroço nacional, milhares de consumidores ávidos pela novidade tecnológica, que nem havia haviam chegado às lojas e já tinha pedidos na ordem de 1.000.000 de cópias na primeira semana.

Mas seu lançamento circulou na rede INTERNET por vários meses antes.

As organizações que se cuidem. Se não colocarem sua empresa dentro das redes sociais, poderão estar atrás das notícias, esquecidas pelo consumidor e, sobretudo, fadadas ao esquecimento. As redes sociais hoje possuem fundamental importância na coleta diária de informações sobre os profissionais que trabalham na sua empresa, sobre os produtos que você pretende lançar no ano que vem, e sobre a satisfação de seus serviços.

ABRE O OLHO! ENTRE NAS REDES SOCIAIS! A Educação Corporativa passa por aí! Mas fique esperto! As redes sociais também vão entrar na sua empresa! Até a próxima.