Educar para a Distância!

30/04/2010 10:44

Prezados leitores do Baguete! Saudações a todos. Peço licença e vou sentando nesta grande roda de chimarrão da família baguetense ou seria bagueteiros e bagueteiras. De qualquer forma agora é minha família também. Agradeço o convite da direção do Baguete e passo a transcorrer para cá todas as semanas um pouco de minha experiência e vivência.

Minha formação, meu trabalho, meus pensamentos, minhas idéias serão pouco a pouco do conhecimento do leitor. Toda semana trarei assuntos que permeiam ou norteiam o pensamento de nossos profissionais utilizando sistemas de aprendizagem ou ensino, como queiram, à distância. (Esta discussão de que ensinamos a distância, mas não aprendemos a distância, é outro assunto instigante que fica para um futuro próximo).

Toda nossa educação formal, escolar, se baseia no modelo presencial de ensino, estruturada sob quatro paredes denominada Escola. Neste paradigma a nossa vida e a vida de nossos pais se baseavam na distribuição das horas do dia. Explico: os pais iam para o trabalho e deixavam os filhos na escola na primeira hora da manhã. Isto começou a desandar quando algumas escolas começaram a instituir o ensino à distância no currículo escolar.

Algum tempo depois da Escola, começamos a participar de estudos na Especialização, com disciplinas totalmente à distância e depois, para aqueles que seguem estudando no mestrado e doutorado, cada vez mais são inseridos nesta metodologia. Mas quem aprendeu a estudar sozinho?

Você sabe estudar sozinho? Você aprendeu na escola a estudar sozinho, em casa, no seu quarto? Acho que o máximo que a maioria faz é estudar para as provas, trabalhos, quase sempre no último dia do prazo.

O grande novo paradigma da educação chegou para balançar o atual modelo, deixar todos preocupados. Como vamos deixar nossos filhos em casa estudando sozinhos, alguns dias da semana? Vamos ter que deixar com alguém ou então pedir para a escola ensinar nossos filhos como estudar sozinhos? Ensinar através de metodologias, processos, procedimentos, rotinas, sistemas, equipamentos, ferramentas, sistemas de avaliação, etc, etc, etc., é o desafio da era moderna.

Enquanto estavam na escola, as crianças estavam protegidas e os pais no trabalho. Mas a partir do momento que começam a ficar em casa para estudar, começamos a nos preocupar. Como eles irão pouco a pouco se desenvolver nesta nova modalidade?

Apesar de muitos ainda não estarem fazendo cursos à distância por sua própria vontade, já estão sendo apresentados a esta metodologia de estudo nas empresas onde trabalham. Estão começando a conhecer através dos cursos empresariais, quer sejam de formação ou simplesmente para conhecimento de algum processo, rotina, ou especificação.

Nem todos estão encontrando facilidades nesta zona de desconforto que ainda é para alguns a educação à distância. Apesar das facilidades de espaço-tempo, possui algumas dificuldades: não ter seus amigos com quem conversar, tirar dúvidas, fazer perguntas e aprender em grupo.

Aprender em grupo. Eis uma revolução nos estudos que não durou muito tempo. Embora pensadores da Educação ousassem defender teses sobre os avanços na aprendizagem por estudar em grupo, estas reuniões tornaram-se impraticáveis pelo modelo de vida que levamos hoje em dia. Quer instalar dificuldades de aprendizagem hoje em dia na sala de aula? Peça para seus alunos se encontrarem fora do ambiente do curso. Uma tarefa complicada, difícil de operacionalizar e quase sempre fadada ao insucesso. Por quê? Porque hoje todos nós andamos na velocidade da luz, com tantos compromissos e afazeres que não nos permite parar para se encontrar.

Na nova ordem social que surge e teima em se instalar através de seus inúmeros equipamentos e tecnologias de comunicação e informação é necessário que a sociedade aprenda a aprender a estudar sozinho. Embora o paradoxo exista: “longe dos colegas, mas perto através das tecnologias de comunicação”, devemos buscar compreender este novo método, e principalmente ensinar nossos filhos como viver daqui para frente com esta nova forma de ensinar e de aprender.

O verdadeiro desafio da nova sociedade do conhecimento é educar-se através das tecnologias de ensino e aprendizagem à distância. Claro que os nossos jovens de hoje chamados de orkutianos, msníacos, facebookianos e outros já estão a meio caminho desta aprendizagem, pois estão se comunicando, trocando experiências, medos, incertezas, trocando emails, mensagens eletrônicas, torpedos, recados em bips e outros.

Todas estas ferramentas e equipamentos de nosso tempo promovem este aprendizado significativo para quando precisarem entrar em cursos à distância em ambientes profissionais, já estejam familiarizados com elas e possam tecnicamente estar preparados embora a preparação didático-pedagógica ainda leve um pouco mais de tempo para ser assimilada.

Deixo vocês com este pensamento: educar para a Distância será nosso lema daqui para frente!