Janela para o Futuro

12/04/2011 11:16

Realidade ou fantasia? Sonhar acordado? Sonhos possíveis, ou realidades cada vez mais perto de nós? Há alguns anos você não teria a menor chance de acertar como seria o teclado de feixes de luzes, completamente virtual, ou vídeo-fone acoplado aos seus óculos de sol ou grau. Somente você enxerga.

Um dia acordamos e experimentamos utilizar tecnologias que começam a nos rodear desde o momento que acordamos até voltarmos a dormir. Vamos viajar por algum momento por estes possíveis e imaginários brinquedos que tanto nos auxiliam e potencializam nossos aprendizados e comunicações com o resto do mundo.

Vamos imaginar...

A mesa do restaurante onde fazemos nossos almoços todos os dias espalhados por todo o país, agora possuem um grande tampão em cima da mesa, uma espécie de vidro, onde repousa um monitor de computador enorme, do tamanho da mesa. Os pedidos são feitos através do simples toque no vidro. Ao tocar, vemos a foto dos pratos, os preços, a quantidade, a disposição dos alimentos, como são preparados. E quando terminamos de pedir, um vídeo nos mostra a cozinha e como está sendo preparado o seu prato. Podemos acompanhar a higiene, o preparo, os temperos, etc.

Enquanto seu prato está sendo construído, estamos fazendo ligações em redes de comunicação, lendo emails, jornais do mundo todo, um fone de ouvido está disponível para ouvir música ou escutar notícias em centenas de canais. Um pequeno papelzinho em cima da mesa possui um pequeno fone descartável, para ser mais higiênico.

Fotos ou filmes do churrasco que você fez no fim de semana podem ser compartilhados com seus amigos do trabalho, ou se você quiser transformar seu almoço em reunião de trabalho, arquivos podem ser abertos através da Internet com cenários em PowerPoint, gráficos no Excel, textos no Word, podem ser rapidamente disponibilizados no vidro que está sob a mesa. Isto tudo visível bastando apenas arrastar um pouco os pratos e os copos sobre a mesa. Um sinal sonoro avisa que o prato está para chegar. É a glória da tecnologia.

Peço para ir ao toalete e mais tecnologias disponíveis. O nictório é todo automatizado, sabe a hora exata de colocar a água para evitar o odor, mas isso já existe hoje em dia, é verdade, mas assim que você termina, um pedaço de papel sai da parede automaticamente. Os sabonetes líquidos que estão sob a pia são de extrema qualidade e aromáticos. Ao mesmo tempo em que limpam, higienizam suas mãos, também perfumam, deixando no ar um cheiro de campos silvestres.

De repente um dos colegas gostaria de saber se há vôos disponíveis para algum lugar do país. Então voltamos à mesa de vidro e pedimos numa tela de consulta e busca na Internet, os próximos vôos para este lugar. Achamos as companhias, os horários, os preços e as condições. Algumas promoções também são observadas. Além disso, uma janela mostra o tempo nas próximas duas semanas em tal lugar e o que a cidade reserva em termos de shows, cinema e outros atrativos turísticos.

Mas de repente fico completamente embasbacado com o que acabo de observar. Um dos amigos faz compras no supermercado e manda entregar em sua casa, conforme horário marcado. Que delícia. Chegar a casa e encontrar as compras na portaria do prédio, tudo certo e divinamente ensacado. E isso sem taxas de entrega.

Uma música no celular avisa um dos presentes que uma mensagem acaba de chegar. Então ele prefere ouvir e assistir a mensagem e compartilhar com os demais. Uma cena incrível é vista por todos. Um holograma de aproximadamente vinte centímetros é criado em cima da mesa de vidro através de uma luz que sai do celular. E a secretária de nosso amigo lhe dá o recado que um cliente ligou e deseja falar-lhe com urgência. A imagem que aparece é o da secretária sentada em seu escritório. Ele pede licença e atende o cliente através da mesma mensagem, utilizando um canal privado de comunicação. Do outro lado um homem de terno atende o chamado e o holograma se forma na mesa como se ele tivesse apenas vinte centímetros de altura. Fantástico.

Num mundo não muito distante, de aparelhos eletrônicos, de chips em quase tudo que nos rodeia, seremos senhores ou escravos de nossa independência e liberdade. Quem mais saberá que estamos em tal lugar? Ou que lugar freqüentou? Com quem estivemos? Etc... etc... etc..

Legislações deverá ser a pauta de discussões para legitimar nossa intimidade, descrição, respeito à individualidade, o ir e vir sem ser inspecionados a cada momento. Sei lá.

Ao chegar ao escritório você poderá visualizar seu filho na creche no exato momento em que ele pega um brinquedo na estante auxiliado pela babá. Ou o encanador em sua casa arrumando a pia da cozinha, acabar de tomar um cafezinho feito por sua mulher.

No final da tarde, já no seu carro, uma mensagem do GPS lhe avisa o melhor caminho para sua casa tendo em vista que pelo caminho habitual um engarrafamento se forma neste exato momento. Então você solicita que um caminho alternativo lhe seja proposto, levando em consideração o movimento dos carros nesta hora.

Enquanto se dirige para casa você pode ouvir músicas, ouvir cursos à distância, fazer aulas de línguas, gravar áudios para um livro que você está escrevendo através de sua boca. Compor poesias, falar com pessoas através do celular. Um sistema via Internet pode lhe falar de notícias dirigidas conforme seu perfil de solicitação. Notícias sobre política, esportes, turismo, invenções, novidades em tecnologias, etc. Não iremos mais perder tempo no trânsito. Finalmente.

Num mundo não muito distante não teremos mais tomadas elétricas, todos os aparelhos eletrônicos, elétricos, se alimentarão com baterias em sua casa, através de infravermelho. Também não haverá tomadas para ligar luzes. Todas serão sensitivas a presença humana. Mas somente humana. Animais domésticos não acionarão as luzes. Programações de perfis para programas de televisão serão realizados para toda a família. Num mundo não muito distante não teremos mais comerciais, tão chatinhos na maioria das vezes.

A instituição escola como a concebemos hoje não mais existirá. Outra forma de ensino e aprendizagem será muito mais útil, dinâmica, pessoal, integrando mais pessoas, promovendo cooperação, colaboração de todos os alunos. Seremos todos ao mesmo tempo professores e aprendizes, não teremos mais livros, nem cemitérios de sebos (livros usados). Tudo será digitalizado, disponível. Todas as informações sobre tudo estará disponível em canais próprios tipo Internet. A Internet como a vemos hoje não mais existirá. Hoje é um grande lixão, mas um imenso aprendizado.

No futuro, vários canais fechados estarão disponíveis. Quer saber como funciona algum equipamento? Um eletrodoméstico? É só ligar a TV e sintonizar o canal do fabricante. Quer saber como fazer um bife a parmegiana, ligue o sistema de informações do seu aparelho de micro-ondas, ou peça pelo sistema de entrega que está acoplado em sua geladeira. Quando você compra a geladeira, você faz um download de todas as casas comerciais que servem a sua rua. AH! A geladeira fará automaticamente os pedidos para que os alimentos estejam sempre na quantidade desejada.

Mais ou menos 32 objetos eletrônicos farão parte de sua indumentária. Canetas, chaveiros, óculos, abotoaduras, sapatos, cintos de utilidades como as do Batman estarão disponíveis. Todos com chips para tirar fotos, gravar áudios, filmes, receber informações, cadastros telefônicos, de ruas, de casas comerciais, funcionarão como GPS para localizar coisas ou pessoas. Viveremos essa dualidade o tempo todo. Ao mesmo tempo em que nos protegerá também nos vigiará. Não teremos mais horários fixos de trabalho e nosso lazer irá se misturar com o nosso trabalho.

Falando em trabalho, feche a janela do futuro e volte a trabalhar que o chefe ta chegando a sua sala. Até a próxima janela do futuro.